segunda-feira, 17 de abril de 2023

A história e evolução do JavaScript: da Netscape ao Node.js

JavaScript foi criado por Brendan Eich em 1995 enquanto trabalhava na Netscape Communications Corporation. Na época, a Netscape estava desenvolvendo um navegador chamado Netscape Navigator e precisava de uma linguagem de script para tornar as páginas web mais dinâmicas e interativas.

Inicialmente, a linguagem foi chamada de Mocha, depois renomeada para LiveScript e finalmente renomeada para JavaScript. A escolha do nome JavaScript foi uma jogada de marketing, aproveitando o sucesso da linguagem Java na época.

JavaScript foi baseado em várias outras linguagens de programação, incluindo C, Java e Perl. A sintaxe básica do JavaScript é semelhante à do C, enquanto a orientação a objetos é baseada em Java.

Desde então, o JavaScript evoluiu muito e se tornou uma das linguagens de programação mais populares do mundo, usada tanto no front-end quanto no back-end da web. O JavaScript é executado nos navegadores e também é usado no Node.js, que permite que ele seja usado como uma linguagem de programação do lado do servidor.

 Se você é um iniciante em programação, aqui estão alguns exemplos simples de código em JavaScript para começar a aprender:

1 Olá Mundo:


Este é um exemplo simples de um programa que exibe a mensagem "Olá Mundo!" no console do navegador ou do Node.js.

2 Soma de dois números:


Este é um exemplo de um programa que calcula a soma de dois números (a e b) e exibe o resultado no console.

3 Verificar se um número é par ou ímpar:


Este é um exemplo de um programa que verifica se um número é par ou ímpar e exibe a mensagem correspondente no console.

Esses exemplos são simples, mas são uma boa introdução para a sintaxe básica do JavaScript. À medida que você aprende mais, pode explorar conceitos mais avançados, como funções, objetos e manipulação do DOM.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário